quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 de Outubro

É verdade que para todos hoje é o dia das bruxas (Halloween - nome original na língua inglesa), um evento tradicional e cultural que ocorre nos países de língua inglesa e que vem se espalhando por outros países. Aqui no Brasil esta cultura vem ganhando força, deixando a nossa própria de lado. De origem pagã o Halloween tem registro nos povos de Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. e hoje esta comemoração não tem nada a ver com as suas origens.
Todos sabem que hoje se comemora o dia das bruxas, até as igrejas. O tema é pauta de culto. Só o que poucos sabem sobre o dia 31 de Outubro, é que nesta data se comemora o dia da Reforma Protestante, nem se comenta em cultos.
Celebrado pelos luteranos e outras igrejas cristãs o dia da Reforma Protestante é comemorado desde 1517, pois foi nesta data que o monge agostiniano Martinho Lutero pregou uma proposta de reforma nas portas da igreja de Wittenberg, proposta esta conhecida como as 95 teses onde levou a debate a doutrina e a prática de indulgências. Pregava-se ali a salvação, não pelas obras e sim pela graça divina. O simples ato de colar na porta da igreja como sendo um quadro de avisos, a igreja não recebeu bem esta ação. Resumindo a história, houve um desentendimento entre Lutero e os aliados do Papa.
Lutero em exílio traduziu a bíblia para o alemão (idioma local) para que o povo tivesse acesso a ela e viesse a conhecer a vontade de DEUS. Acusado de herege, não desmentiu suas teses como queria a igreja e permaneceu firme até o fim.
A história de Martinho Lutero acredito que todos conhecem ou já ouviram falar, quem sabe já viram um filme a respeito, mas o que fica evidente é que poucos sabem desta data, ou melhor, nem lembram que dia 31 de Outubro se comemora o dia da Reforma Protestante. Para muitos hoje simplesmente é dia das bruxas. Como cobrar isso das ovelhas se os próprios líderes desconhecem ou ignoram data tão importante para os cristãos protestantes?
Hoje estamos aqui exercendo a posição de protestante graças a um homem de DEUS que lutou contra uma igreja que estava errando e levando seu povo ao erro. Hoje temos acesso a bíblia em diversos idiomas, tamanhos, em papel e digital. Temos contato direto com a palavra.
... e esquecemos esta data.
Até para os cristãos hoje é o dia das bruxas!
esta cultura vem ganhando força
poucos sabem sobre o dia 31 de Outubro
se comemora o dia da Reforma Protestante
Compartilhado com o blog Trocando uma ideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultos

- Cultos Quarta e Sexta-Feira às 19:30h e aos Domingos às 9:00h e ás 19:30h. Rua da América nº 36, Santo Cristo - RJ - Pr. Manoel Angelo e Prª. Maria Alice

- Cultos Terça e Quinta Feira às 19:00h e aos Domingos às 18:30h. Filial Amendoeira na Rua do Cruzeiro 28 Buraco Quente -M. Providência - Pr. Marcelo

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos 19:00h. Filial Niterói na Rua DR. Albino Pereira nº 574, São Francisco, Niterói - Pr. Luiz Leoncio e Diácª Érika

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos às 19:00h, Consagração aos Sáb. 9:00h, Esc. Bíblica aos Dom. 9:00h. Filial Alcântara na Rua Olegário Nascimento 140, Stª Luzia, Alcântara - Diács Daniel e Thays Regina e Miss Getúlio

Seja um coluna na casa do Senhor!

Seja um coluna na casa do Senhor!

Livraria RV

Livraria RV

Clube do livro

Evangelismo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...