quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Esquema pirâmide

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Lucas 12:15
Quem nunca ouviu falar em esquema pirâmide? Um processo normal hoje em dia,em todos os lugares se recebe este tipo de proposta. Mas e aí, esquema pirâmide é pecado?
Foi nos EUA na década de 20 que o imigrante italiano Charles Ponzi montou seu negócio que prometia uma rentabilidade de 50% em 45 dias na troca de cupons postais por selos dos Estados Unidos, a um preço elevado dando prejuízo a mais de 17 mil pessoas e por isso foi preso, cumpriu pena e em 1949 morreu pobre no Rio de Janeiro. A partir deste acontecimento foram aparecendo mais casos como o de Wall Street nos anos 2000 onde Bernard Madoff malandramente fez fortuna enganando investidores, bancos, brasileiros com a promessa de retorno de 1% ao mês e numa atividade que duraram 16 anos 16 mil investidores tiveram prejuízo, entre eles Steven Spielberg. Em 2009 Madoff foi condenado a 150 anos de prisão por fraude financeira e outros crimes. No Brasil tivemos o Madoff brasileiro, em Belo Horizonte, Thales Maioline deu a volta em 2 mil investidores para o Fundo de Investimento Capitalizado (Ficap) em 2010, prometendo, claro, lucro, o retorno de 5% ao mês, molezinha, e mais gente entraram no prejuízo. Maioline ficou preso por um ano e meio e está em liberdade provisória.
... E são muitos casos conhecidos de "Esquema pirâmide".
Esquema em pirâmide ou pirâmide financeira é um modelo comercial não sustentável que pode ser mascarado como modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais.
Na internet ao pesquisarmos este assunto encontramos explicações muito boas sobre esquema pirâmide. 
Vou resumir de uma forma muito simples o que é esta modalidade de negócio. 
O esquema pirâmide embora ofereça um produto (títulos, selos, perfume, roupa,...), na verdade ela não sobrevive deste produto, mas se sustenta com a mão de obra, ou seja, o verdadeiro produto é você. É você quem gera lucro para aquele que te "contratou", e se você quiser ter lucro terá que "contratar". Quanto mais pessoas se contratam mais se lucra, independente do produto exposto na contratação (títulos, selos, perfume, roupa,...). Sendo assim, quem lucra muito e pouco trabalha é quem fica no topo, por isso o nome de pirâmide (basta olhar a figura de uma pirâmide).
Esta pirâmide visa lucrar com o suor alheio, uma mão de obra que acha que terá lucro fácil, e assim como todo tipo de golpe, o pilantra pega o otário (assim como são vistos as vítimas de golpe) pela sua ganância e preguiça de ganhar com esforço. Não é só peixe que morre pela boca.
"Enquanto houver otário no mundo, haverá um malandro em cada esquina!"
Não se limita a apenas ao mundo dos grandes negócios esta prática, pelo contrário, se estende a todas as áreas e pode ser vista até mesmo em meio aos cristãos dentro da igreja, uma benção que não vem de DEUS.

Há algumas formas de se identificar a oferta como estas apresentadas no Wikipédia:
- Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).
- Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).
- Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.
- Nenhum produto real ou um produto que é vendido por um
preço ridiculamente acima do seu real valor de mercado. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.
- Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.
- A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.
- Garantias de que é perfeitamente legal participar.
 A nossa lei constitui como crime a prática do esquema de pirâmide:
- A lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular, dispõe em seu art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, "obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“ bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes)". - Wikipédia

Esquema pirâmide é pecado?
Acreditem, é "normal" ver essa conduta em igreja, na maioria dos casos camuflados como marketing multinível (MMN). Tornou-se natural estes convites virem como benção e fundamentados em versículos de "prosperidade".
Há muitas palavras usadas hoje que não estão na bíblia, mas não justifica a falta de entendimento e até mesmo que não seja pecado, basta entender os conceitos básicos. Todo o conceito do esquema pirâmide infringe as leis do homem e de DEUS.
Lamentavelmente já se encontra casos de Pastores e líderes de igrejas envolvidos e alguns com processos na justiça. A bíblia há muitos trechos que orienta o cristão a andar na linha e não se envolver neste tipo de empreendimento, pois o que parece o caminho mais fácil com certeza não é benção. Provérbios 15:16-17 /Provérbios 30:7-9/Eclesiastes 5:10/Mateus 6:19-21/Mateus 6:33/Lucas 16:13/Filipenses 4:11-13/1 Timóteo 6:7-11
“Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir”.
“Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano; Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.” Eclesiastes 5:12-14.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cultos

- Cultos Quarta e Sexta-Feira às 19:30h e aos Domingos às 9:00h e ás 19:30h. Rua da América nº 36, Santo Cristo - RJ - Pr. Manoel Angelo e Prª. Maria Alice

- Cultos Terça e Quinta Feira às 19:00h e aos Domingos às 18:30h. Filial Amendoeira na Rua do Cruzeiro 28 Buraco Quente -M. Providência - Pr. Marcelo

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos 19:00h. Filial Niterói na Rua DR. Albino Pereira nº 574, São Francisco, Niterói - Pr. Luiz Leoncio e Diácª Érika

- Cultos Terça, Quinta Feira e aos Domingos às 19:00h, Consagração aos Sáb. 9:00h, Esc. Bíblica aos Dom. 9:00h. Filial Alcântara na Rua Olegário Nascimento 140, Stª Luzia, Alcântara - Diács Daniel e Thays Regina e Miss Getúlio

Seja um coluna na casa do Senhor!

Seja um coluna na casa do Senhor!

Livraria RV

Livraria RV

Clube do livro

Evangelismo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...